Dados da Rota
- Grau de dificuldade: Fácil
- Extensão: 9 KM
- Duração Aproximada: 2,5 Horas
- Época Aconselhada: Setembro a Junho
Cavaleiro – Herdade do Touril
É junto à aldeia do Cavaleiro que fica o Cabo Sardão e o respetivo farol. Vai encontrar escarpas imponentes e vertiginosas, numa arriba de mais de 40m de altura. Um maciço de xisto, a ardósia e rochas calcárias compactas, de um cinzento escuro intenso, banhado pelas águas límpidas do oceano, de arrebatar a respiração. Uma beleza geológica impar, ladeada por uma flora vibrante, com encantos mesmo no inverno.
Na primavera, as cegonhas elegem esta falésia escarpada e os rochedos no mar, para nidificar, um hábito considerado único no mundo. Partilham o espaço com cerca de 20 outras espécies que, apesar dos ventos fortes que trazem água salgada, povoam este habitat.
O farol encerra em si também algo de único e curioso: foi construído com a torre do lado de terra, ao contrário de todos os outros faróis com estruturas e localizações idênticas. A explicação histórica dada pelos locais é que o construtor se terá enganado e usado a planta invertida.
A partir daqui o caminho está bem assinalado até ao Touril, no único percurso do Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina que também poderá fazer de bicicleta, em vez de a pé.
Dados da Rota
- Grau de dificuldade: Fácil
- Extensão: 9 KM
- Duração Aproximada: 2,5 Horas
- Época Aconselhada: Setembro a Junho
Recomendações
PERCURSO NÃO RECOMENDADO A PESSOAS COM VERTIGENS OU MEDO DE ALTURAS
FRACO APOIO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS AO LONGO DA ETAPA, LEVE ÁGUA E MANTIMENTOS CONSIGO