• Na Rota Vicentina

Dados da Rota

  • Grau de dificuldade: Algo Difícil
  • Extensão: 18 KM
  • Duração Aproximada: 6 Horas
  • Época Aconselhada: Setembro a Junho
Ficheiro GPSFicheiro KMZ

Percursos

Herdade do Touril – Praia de Odeceixe

Do Touril a Odeceixe, vai percorrer uma sucessão de praias, algumas muito pouco conhecidas, cada uma com a sua configuração, os seus contornos, a sua beleza. Em várias será um grande desafio desvendar o acesso ao areal. Siga o caminho assinalado e aprecie esta etapa da Rota Vicentina.

A geologia da costa, digna de manuais e de compêndios de Estratigrafia, é simplesmente intrigante e inspiradora. As rochas das falésias, desafiam a imaginação de quem passa: alguns estratos, outrora horizontais, mostram dobras espantosas e erguem-se na posição vertical, como se tivessem sido dobrados.

Apesar de poder encontrar vestígios dos vários mamíferos que habitam esta região, dificilmente se cruzará com algum, porque são têm hábitos noturnos. Mesmo que não os veja, saiba que existem por aqui sacarrabos (localmente designado escalabardo), doninhas, fuinhas (também chamado papalvo), texugos, genetas, lontras e coelhos.

A flora, especialmente na Primavera, também tem o seu encanto. O caminho cruza alguns pinhais e acaciais, que lhe trarão alguma frescura em dias de mais calor, até chegar à comunidade piscatória da Azenha do Mar. A partir daí é um pulinho até chegar à Ponta em Branco, reconhecível pela cor dos sedimentos que formam a sua coroa; um lugar onde pode apreciar a Praia de Odeceixe, a serra de Monchique e a foz da ribeira de Seixe. Neste momento, estará a apreciar uma das vistas mais impressionantes do território. E aqui termina o Alentejo.

Onde Comer

Aproveite faça uma paragem na Taberna do Gabão para uma refeição digna dos sabores alentejanos. A deliciosa sopa de peixe e qualquer um dos apreciados pratos – com destaque para a carne de porco à alentejana, como não poderia deixar de ser – vão fazer as delícias de quem o visitar.

Dados da Rota

  • Grau de dificuldade: Algo Difícil
  • Extensão: 18 KM
  • Duração Aproximada: 6 Horas
  • Época Aconselhada: Setembro a Junho
Ficheiro GPSFicheiro KMZ

Recomendações

PARA FAZER EXCLUSIVAMENTE A PÉ
PERCURSO NÃO RECOMENDADO A PESSOAS COM VERTIGENS OU MEDO DE ALTURAS
FRACO APOIO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS AO LONGO DA ETAPA, LEVE ÁGUA E MANTIMENTOS CONSIGO
  • Visitar site Rota Vicentina
    - Percurso Praia Odeceixe

    Visitar site Rota Vicentina <br> - Percurso Praia Odeceixe Ver percurso